Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Oficina Projeto Resisto!

A Oficina Projeto Resisto! apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural do público infantojuvenil através dos vídeos em formato de telejornal, que abordam os temas como Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos de forma lúdica e educativa.

Cineclube Arlindo Machado no Memorial da Resistência

Organizado pelo Curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP, recebemos o Cineclube Arlindo Machado em uma exibição especial de filmes em memória aos 60 anos do golpe militar de 1964. 

Serão exibidas as obras Utopia Distopia (72 min, 2020), Bom dia, Professor (26 min, 2023), e Utopia Muda (20 min, 2023). Também será promovida uma conversa com os diretores Jorge Bodanzky, Pedro Libâneo e Julio Matos, sobre seus respectivos filmes.

Roda de conversa “Onde você esconde seu machismo?” 

Em um encontro intergeracional com mulheres militantes das décadas de 1970 e 1980, a roda de conversa irá abordar, de forma aberta e reflexiva, como o machismo se manifesta no cotidiano de mulheres e homens, como podemos reconhecê-lo e quais os caminhos para combatê-lo.  

Ao compartilhar experiências, memórias e estratégias de resistência das participantes, a atividade relembrará como diferentes gerações lutaram e seguem lutando pela igualdade de gênero e pela desconstrução de padrões patriarcais em nossa sociedade.

Cine Resistência | Ferro’s Bar: encontros e lutas lésbicas + Lançamento do livro Imprensa Lésbica: Uma história possível

O Memorial da Resistência exibe o filme Ferro's Bar: encontros e lutas lésbicas, realizado coletivamente pelo Cine Sapatão. A partir dos relatos de lésbicas artistas e militantes, o curta-documentário apresenta um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980, o “Levante do Ferro’s Bar”.  

Oficina Memórias do Exílio

Corpos e territórios lésbicos e travestigeneres em contexto de opressão e conflito, com Maria Botero e Lufer Sattui Mejia

Tarde de Memórias: Linhas de Sampa 

Na próxima edição da Tarde de Memórias, o coletivo Linhas de Sampa propõe uma oficina onde o público será apresentado à técnica do bordado a partir de desenhos e composições que refletem sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964.  

Sábado Resistente | A educação e o Golpe de 1964: a tradição autoritária na educação brasileira 

Neste encontro será discutido as implementações de políticas educacionais feitas pela Ditadura Civil-Militar (1964-1985) que visavam controlar o pensamento crítico, com repressão às atividades políticas dentro das escolas e universidades, aposentadorias compulsórias, demissões de professores considerados subversivos e uma ênfase na ideologia nacionalista.

Roda de conversa | Feministas geração 68: por um novo envelhecer

Organizada por mulheres feministas da Geração 68, a sexta e última roda de conversa organizada no âmbito da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política convida o público para discutir, em conjunto, possibilidades e caminhos para envelhecer.  

Governo do Estado de SP