Seminário Ditadura Militar: 60 anos depois do golpe
Em memória dos 60 anos do golpe militar de 1964, a Unifesp promove o seminário Ditadura Militar: 60 anos depois do golpe, no Memorial da Resistência.
Em memória dos 60 anos do golpe militar de 1964, a Unifesp promove o seminário Ditadura Militar: 60 anos depois do golpe, no Memorial da Resistência.
O Memorial realiza a exibição do documentário "Da Vida Bruta" (2024, 81 min, direção Roberto Fernández), dedicado à história de vida, luta e resistência da militante e ex-presa política Rita Sipahi.
O Núcleo de Ação Educativa do museu oferece três jogos lúdico-pedagógicos
Após a exposição dos convidados, o público toma a palavra para perguntas e contribuições com o tema.
A partir do diálogo entre as duas exposições, o Sábado Resistente, realizado em parceria com Núcleo de Preservação da Memória Política, aborda a construção de uma memória coletiva sobre os períodos de repressão.
A pesquisadora, professora de história e ativista lésbica, Julia Kumpera, apresenta no Memorial da Resistência a oficina Escrevendo afetos entre mulheres.
Julia Kumpera promove o lançamento do livro "O lesbianismo é um barato": Galf e o ativismo lésbico
A Oficina Projeto Resisto! apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural do público infantojuvenil
Com Petronio Pereira de Souza, professor, cientista político e um dos participantes do projeto Brasil: Nunca Mais
Com o advogado Airton Soares, cuja biografia está associada à defesa de presos políticos, e Flavio Leão Bastos, advogado, professor da Universidade Mackenzie e especialista na defesa dos Direitos Humanos.
Curso gratuito ministrado pelo Instituto Bixiga – Pesquisa, Formação e Cultura Popular
Em 2024, a programação dos Sábados Resistentes tem como tema "A longa duração do Golpe de 1964”, discutindo o impacto desse regime autoritário na contemporaneidade
Atividade presentará possibilidades práticas sobre o tema a partir das experiências desenvolvidas pelo Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência recebe uma homenagem a Raphael Martinelli, que celebra 100 anos de seu nascimento. A atividade será promovida pelo Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP) e pelo Instituto Astrojildo Pereira.
O próximo Sábado Resistente analisa o papel da comunicação, tanto dos grupos tradicionais quanto dos coletivos atuais, que utilizam jornais e redes sociais para denunciar o racismo e fomentar mudanças de comportamento.