EDITAL 2025
Ditadura e Metrópole: Direito à cidade e redesenho urbano de São Paulo
Fotografias: Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos direitos humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros, mediante publicação de uma reportagem especial no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência de São Paulo.
Na quarta edição, o edital traz como tema “Ditadura e Metrópole: Direito à cidade e redesenho urbano de São Paulo”, com enfoque em projetos de comunicação digital que resgatem memórias de resistência e luta por moradia, por usufruto dos bens comuns e pelo direito à cidade após o projeto de transformação urbanística da maior região metropolitana da América Latina durante o período ditatorial.
Comissão de seleção
Gisele Brito
É jornalista formada pela Universidade Mackenzie, e mestra e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP. Foi repórter em diversos veículos e cobriu as áreas de cidade, direitos humanos e movimentos sociais. Coordenou cursos em comunicação comunitária, ministrou diversas oficinas de pauta, foi editora da terceira edição do livro Prato Firmeza e fundou a plataforma de comunicação Território da Notícia. Entre 2016 e 2021 foi pesquisadora do LabCidade FAU-USP. Atualmente, é conselheira do Desenrola e Não me Enrola e coordena a área de Direito a Cidades Antirracistas do Instituto de Referência Negra Peregum.
Valéria Jurado
É jornalista e ativista dos Direitos Humanos, com foco na população em situação de rua e Cracolândia, e nos Movimentos Feministas Pró-Moradia da Cidade de São Paulo. Cria e lidera campanhas, ações e iniciativas que buscam garantir dignidade, segurança e acesso a direitos básicos para os mais vulneráveis, como o Minha Barraca, Minha Vida, a campanha para criação de Brinquedotecas em ocupações, a Ronda dos Cobertores, campanhas de arrecadação de água aos indígenas do Jaraguá, e campanhas pontuais no Teto, Trampo e Tratamento em benefício à alfabetização e à profissionalização dos atendidos no projeto, entre outros.
Thiago Borges
É jornalista formado pela UNISA com especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. É fundador e integrante da Periferia em Movimento, e co-fundador e gerente editorial do Território da Notícia, sendo responsável pelo relacionamento com mídias periféricas. Também integrar a equipe do jornal impresso Embarque no Direito. Já desenvolveu e coordenou projetos de educomunicação em organizações como Cedeca Interlagos, Rede Sesc SP, Cidade Escola Aprendiz, Ação Educativa, Instituto Pólis, Adesampa/Prefeitura de São Paulo, Universidade Cruzeiro do Sul, Centro Universitário UniÍtalo, entre outras.