Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EDITAL

Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos

Edital dedicado ao fomento de pesquisas e conteúdos jornalísticos voltados à preservação e à difusão das memórias sobre a ditadura civil-militar (1964-1985).

Sobre

Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos direitos humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros, mediante publicação de uma reportagem especial no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência de São Paulo. Na segunda edição, o edital traz como tema “60 anos do Golpe: Arquivos para a resistência”, e vai selecionar duas propostas sobre arquivos independentes ou pouco conhecidos de memória política constituídos durante ou após a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) no Estado de São Paulo.

60 anos do Golpe: Arquivos para a resistência

Propostas selecionadas

Jornegro
Proponente: Thiago Cervan Martins

Sobre Terras e Mentes – O Ataque Militar às Terras e Culturas Indígenas
Proponente: Julia Gimenes Candido Ferreira

Comissão de seleção

Danielle Franco Da Rocha: Doutora em História Social pela PUC-SP. Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora de História, História da Educação, Educação Patrimonial e Ciências Sociais nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia da Faculdade Sumaré. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de História, Educação, Economia, Sociologia, e Serviço Social. Atuando nos seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL) do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da PUC-SP.  

Gabrielle Abreu: É Historiadora formada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ) e Mestra em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da mesma universidade (PPGHC/UFRJ). Atua como Coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Foi pesquisadora no Instituto de Estudos da Religião (ISER) e na Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Desenvolve pesquisas voltadas para a reconstituição de trajetórias de indivíduos e coletivos negros outrora alijados das narrativas da historiografia clássica, especialmente no âmbito da História da ditadura militar brasileira. Integra o movimento Mulheres Negras Decidem, que debate a sub-representação de mulheres negras na política institucional. 

Jean Camoleze: Educador e Historiador, especializado em Educação do Campo e doutor e mestre em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Atualmente é Coordenador de Acervos da Casa do Povo e colaborador dos acervos da UNEAFRO, MST, Casa Sueli Carneiro e Instituto Vladimir Herzog. Foi Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí, Diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, do Centro de Memória de Jundiaí e Diretor de Cultura de Jundiaí. Coordenou o Programas de Projetos e Ações Sociais da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista.  Pesquisador na área de Memória, Cultura e Sociedade, Tipologia Documental e arquivo de Movimentos Sociais. Também foi membro do Fórum Permanente de Debate entre Educação e Cultura do MinC. Atualmente é representante brasileiro na Rede de Lugares de Memória da América Latina e Caribe e membro do Grupo de Pesquisa “Acervos; dimensões do documento, memória e patrimônio” (FFC/UNESP). 

Governo do Estado de SP