EXPOSIÇÕES
10 exercícios de aproximação/representação de SP
De 03 de agosto de 2013 até 27 de outubro de 2013. Classificação indicativa A exposição 10 exercícios de aproximação/representação de SP, do artista Fernando Piola (1982, São Paulo, SP), […]
De 03 de agosto de 2013 até 27 de outubro de 2013.
Classificação indicativa
A exposição 10 exercícios de aproximação/representação de SP, do artista Fernando Piola (1982, São Paulo, SP), é resultado de uma Residência Artística no Memorial da Resistência.
À época, Fernando Piola desenvolvia um trabalho sobre lugares ligados a acontecimentos da história política de São Paulo, fazendo-os visíveis por meio de intervenções e instalações.
Em sua residência no Memorial, o artista fez inúmeras visitas às exposições, participou dos programas de ação educativa e ação cultural, pesquisou os fichamentos do programa Lugares da Memória e ouviu testemunhos do Coleta Regular de Testemunhos.
Como resultado, Piola idealizou dez obras/exercícios que refletiam sobre a repressão de diversas ordens na capital paulistana, remetendo a 151 lugares.
Um dos trabalhos foi o “entre o terceiro e quarto andar” (2013) que buscou reconstituir a localização do pavimento onde, segundo depoimentos de ex-presos políticos, ocorriam torturas pelo Deops.
Iniciado em 2012 (e atualmente descontinuado), o programa de Residência Artística teve como objetivo aproximar as relações conceituais entre a história e as memórias políticas do Memorial da Resistência e suas conexões com as artes visuais.
Materiais da exposição
Ficha Técnica
Artista Residente
Fernando Piola
Coordenação
Kátia Felipini Neves
Ação Educativa
Caroline Grassi Franco de Menezes
Alessandra Santiago da Silva
Anna Luisa Veliago Costa
Marina de Araujo
Renan Ribeiro Beltrame
Expografia e Montagem
Equipe técnica da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Revisão e Tradução
Márcia Macedo
Assistência
Guilherme Tavares de Sousa
Jonas Pimentel
Tamira Naia dos Santos
Comunicação Visual e Projeto Gráfico
Zol Design