EXPOSIÇÕES
Quando eu não puder mais falar, vocês falarão por mim.
Mortos e Desaparecidos Políticos: percursos pela Verdade e Justiça Meio século após o golpe que instaurou a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964 – 1985), o Memorial da Resistência lançou a […]
Mortos e Desaparecidos Políticos: percursos pela Verdade e Justiça
Meio século após o golpe que instaurou a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964 – 1985), o Memorial da Resistência lançou a exposição Quando eu não puder mais falar, vocês falarão por mim. Mortos e Desaparecidos Políticos: percursos pela Verdade e Justiça com fotografias, documentos e vídeos sobre as vítimas daquele regime.
Falar sobre os mortos e desaparecidos políticos significa mostrar as implicações de um governo autoritário; da participação de civis, militares e de autoridades do poder público nos assassinatos; dos esforços empreendidos para o desaparecimento e a ocultação de cadáveres.
Alguns foram encontrados mortos; outros, devolvidos como suicidas, muitos jamais retornaram. Na busca pelos entes queridos, um roteiro era comum aos familiares: a procura nos presídios e quartéis; na Operação Bandeirante (Oban), em São Paulo, no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), e na Delegacia de Ordem Política e Social (Dops). Nas cartas e visitas às autoridades – ao Ministro da Justiça, Presidente da República e Ministro do Exército – e nos cemitérios.
Os familiares sempre estiveram à frente dessa busca: inicialmente solitária e aos poucos compartilhada com outros familiares, com a Comissão Justiça e Paz, com os advogados de presos políticos, algumas autoridades do poder público e organizações dos Direitos Humanos.
A exposição contou com a parceria da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva para a pesquisa e exibição de documentos das vítimas.
Vídeo
Materiais da exposição
Ficha técnica
Curadoria / Coordenação
Kátia Felipini Neves
Ação Educativa
Caroline Grassi Franco de Menezes
Alessandra Santiago da Silva
Hannah Carolina Silva Ferreira
Juliana Antunes Mendes
Renan Ribeiro Beltrame
Pesquisa / Produção
Ana Paula Brito
Kátia Felipini Neves
Karina Alves Teixeira
Paula Salles
Assessoria
Ivan Seixas
Maurice Politi
Comunicação Visual e Projeto Gráfico
Zol Design
Execução
Núcleos de Administração e Serviços e de Expografia e Montagem da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Vídeo
Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva
Agradecimentos
Acervo Luiz Eduardo Greenhalgh
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva
Comissão Justiça e Paz – Arquivo Metropolitano de São Paulo – Cúria Metropolitana de São Paulo
Marcos Cartum
Paula Sacchetta
Peu Robles
Vladimir Sacchetta