O programa Lugares da Memória visa a identificação e o inventário dos lugares da memória vinculados a eventos de resistência e de repressão políticas do estado de São Paulo, procurando expandir os alcances preservacionistas do Memorial da Resistência. O conteúdo está disponível integralmente no repositório digital.
O (re)conhecimento desses lugares é um importante instrumento de educação para a cidadania, aproximando os acontecimentos históricos com o nosso presente e revelando novas camadas sobre a cidade onde vivemos.
Dentre as ações desenvolvidas pelo programa estão:
- Inventariar e disponibilizar referências de lugares públicos e privados vinculados à repressão e resistência política como presídios, campos de aprisionamento, lugares de tortura e desaparecimentos, bem como praças, ruas, universidades e teatros;
- Oferecer subsídios para exposições temporárias/itinerantes e para a atualização da exposição de longa duração;
- Oferecer referências documentais, bibliográficas e iconográficas sobre lugares da memória visando ações preservacionistas, elaboração de roteiros turísticos temáticos e outras ações de difusão.
O conteúdo do Lugares da Memória pode ser acessado integralmente através do repositório digital.
Acesse o acervo do programa (em português).
Colabore conosco
Você tem alguma informação sobre lugares no estado de São Paulo vinculados a eventos de repressão e resistência políticas no contexto das ditaduras brasileiras? Entre em contato conosco no e-mail pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br