Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Lugares da Memória

O programa Lugares da Memória visa a identificação e o inventário dos lugares da memória vinculados a eventos de resistência e de repressão políticas do estado de São Paulo, procurando expandir os alcances preservacionistas do Memorial da Resistência. O conteúdo está disponível integralmente no repositório digital.

O (re)conhecimento desses lugares é um importante instrumento de educação para a cidadania, aproximando os acontecimentos históricos com o nosso presente e revelando novas camadas sobre a cidade onde vivemos. 

Dentre as ações desenvolvidas pelo programa estão:

  • Inventariar e disponibilizar referências de lugares públicos e privados vinculados à repressão e resistência política como presídios, campos de aprisionamento, lugares de tortura e desaparecimentos, bem como praças, ruas, universidades e teatros;
  • Oferecer subsídios para exposições temporárias/itinerantes e para a atualização da exposição de longa duração;
  • Oferecer referências documentais, bibliográficas e iconográficas sobre lugares da memória visando ações preservacionistas, elaboração de roteiros turísticos temáticos e outras ações de difusão.

O conteúdo do Lugares da Memória pode ser acessado integralmente através do repositório digital.

Acesse o acervo do programa (em português).

Colabore conosco

Você tem alguma informação sobre lugares no estado de São Paulo vinculados a eventos de repressão e resistência políticas no contexto das ditaduras brasileiras? Entre em contato conosco no e-mail pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br

Governo do Estado de SP