Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Foto em preto e branco de vários homens uniformizados trabalhando na construção de motores de carros entre muitas máquinas. Para cada motor, 2 homens trabalham. O chão é de cimento e o teto parece ter uma clarabóia que permite a entrada de luz solar.
Operários na montagem de motores, 1964. Crédito: Acervo Centro de Memória de São Bernardo do Campo.
Foto em preto e branco de linha de produção de uma fábrica que apresenta a estrutura metálica de fuscas. Estas estruturas estão enfileiradas e uma máquina suspende 2 carros no primeiro plano.
Linha de montagem do Fusca, 1964. Crédito: Acervo Centro de Memória de São Bernardo do Campo.
Foto em preto e branco de linha de produção de uma fábrica de automóveis. Vemos enfileirados 10 kombis brancas sendo finalizadas sem seus forros internos e com todas as portas abertas. Nas laterais homens trabalham nos carros.
Final da linha de montagem da Kombi, 1964. Crédito: Acervo Centro de Memória de São Bernardo do Campo.
Foto em preto e branco de um enorme galpão repleto de máquinas. Na imagem as pessoas aparecem pequenas e se mesclando por entre os equipamentos. No canto esquerdo vemos uma esteira que carrega produtos.
Setor de usinagem da carcaça do motor, 1964. Crédito: Acervo Centro de Memória de São Bernardo do Campo.
Foto em preto e branco de 2 homens uniformizados com camisa com logotipo da Volkswagen no bolso trabalhando em suas mesas. Na mesa central, vários homens de terno e gravata conversam com o homem que trabalha.
Visita do governador de São Paulo Laudo Natel ao Centro de Formação de Mão de Obra da Volkswagen em 1973. Crédito: Joel D. P. Barreto e Avelino Ginjo. Arquivo Público do Estado de São Paulo
Foto aérea em preto e branco de cidades construídas entre vales e colinas. Nosso ponto de vista enxerga os telhados e as divisões das ruas. No primeiro plano vemos as coberturas de uma fábrica.
Vista aérea da Volkswagen-caminhões, 1988. Crédito: Mário Ishimoto. Acervo Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Fábrica da Volkswagen

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!