Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Nenhum Direito a Menos (2016-2019)

Com a aceitação do processo de impeachment pelo Senado, Dilma Rousseff foi afastada temporariamente em 12 de maio de 2016, levando Michel Temer à presidência interina. Sua chegada ao poder foi contestada por movimentos populares que, inicialmente, alternavam palavras de ordem contra o impeachment (“Não vai ter golpe”) e a exigência pela saída do presidente interino.

Após a destituição definitiva de Dilma, em 31 de agosto de 2016, o slogan “Fora Temer” ganhou corpo, ecoando em manifestações, jornais e eventos culturais em Paris. A tradicional Lavagem de Madeleine, de cunho cultural e religioso, abrigou cartazes e faixas com a inscrição “Dégage Temer/Fora Temer”.

A resistência também se articulou em torno de episódios marcantes, como o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, que gerou protestos contínuos. Em 21 de setembro de 2019, um jardim foi inaugurado em sua homenagem, em Paris, reforçando o impacto internacional de sua luta.

Fotos

Documentos

Vídeos

Sobre os vídeos

  1. Concerto pela Democracia, com Ana Guanabara e Tiaraju Pablo D’Andrea, no Petit Bain (17 de julho de 2016).
  2. Dilma Rousseff fala ao Senado da França (31 de janeiro de 2017). Crédito: Filipe Galvon.
  3. Lavagem de Madeleine (4 de setembro de 2016).
  4. Manifestação na Fontaine des Innocents (30 de junho de 2017). Crédito Jean Faucher.
  5. Marielle: Manifestação na Ópera Garnier (17 de março de 2018).
  6. Marielle: Manifestação do Dia da Mulher na Place de la République (8 de março de 2019).
Governo do Estado de SP

Accessibility features