Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Confira as fotos da abertura da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política

Abertura contou com uma intervenção cultural do Movimento Periferia Segue Sangrando e falas de mulheres que participam da mostra

No último sábado, 7 de outubro de 2023, o Memorial da Resistência inaugurou a exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política, com curadoria de Ana Pato, diretora do museu. A abertura da mostra contou com uma intervenção cultural do Movimento Periferia Segue Sangrando, e mulheres dos coletivos Movimento de familiares das vítimas do massacre em Paraisópolis, Mães da Leste e Mães de Osasco/Barueri falaram em nome de seus filhos e conduziram uma ladainha com o público presente. Mulheres que fazem parte do acervo do Programa de Coleta Regular do museu, bem como de artistas e ativistas expositoras compareceram em peso. A abertura ainda contou com a sessão única do curta animado Cadê Heleny?, de Esther Vital.

Tendo o acervo de história oral do museu como fio condutor, a mostra apresenta um olhar a partir da perspectiva de gênero para a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e como as marcas profundas deste período se entrelaçam com o presente.

Apresentada a partir de dois eixos, Luta por Memória, Verdade e Justiça e Luta por Direitos, a exposição entrelaça a escuta de testemunhos de mulheres do acervo do museu, de militantes e sobreviventes do período ditatorial às mães dos coletivos mencionados, junto com documentos e imagens históricas de arquivos como Inês Etienne Romeu, União de Mulheres de São Paulo, Promotoras Legais Populares, Clube de Mães da Zona Sul, Laudelina de Campos Mello, IN.FORMAR, entre outros. Além de Esther Vital, produções e ações de Nair Benedicto, Beatriz Nascimento, Bianca Turner, Val Gomes, Norma Bengell, Delphine Seyrig e dos coletivos Acervo Bajubá e Grupo Contrafilé também fazem parte da mostra.

Veja as fotos da abertura:

Governo do Estado de SP