Repositório digital reúne depoimentos, vídeos e informações sobre a repressão e a resistência política no país
O acervo do Memorial da Resistência constitui um conteúdo único no país, dedicado a preservar as referências das memórias da resistência e da repressão políticas do período republicano brasileiro, desde 1889 até os dias de hoje.
Organizado e difundido a partir do software brasileiro Tainacan, reúne conteúdos dos dois programas do Núcleo de Pesquisa do Memorial:
- Coleta Regular de Testemunhos: composto por mais de 150 entrevistas com ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos e militantes de movimentos sociais no contexto da ditadura civil-militar no estado de São Paulo;
- Lugares da Memória: vasto banco de referências bibliográficas e iconográficas de 190 lugares no Estado de São Paulo que foram palco de ações de resistência e de repressão.
Na pesquisa, que pode ser feita por meio de palavras-chave ou coleções de interesse, o visitante tem também acesso a fontes materiais, documentais e bibliográficas sobre organizações sociais, pessoas, lugares e eventos vinculados aos períodos autoritários do Brasil republicano. Acesse o acervo dos programas e boa pesquisa!