O catálogo da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência ganhou Menção Honrosa no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas em Ciências Sociais durante o 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). A premiação anual visa incentivar a produção científica e cultural no país no campo das Ciências sociais. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (20), em transmissão ao vivo no canal do YouTube da associação.
Com curadoria do sociólogo e historiador Mário Medeiros, a exposição ficou em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo entre junho de 2022 e agosto de 2023, e apresentou ao público do museu um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo.
Assim como na exposição, o catálogo é dividido em oito eixos, e apresenta cartazes, jornais, documentos da repressão, manifestos, fotografias e artes visuais cedidas por organizações e coletivos parceiros, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, as Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, e por arquivos e acervos de cultura negra, como da AEL – Unicamp, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS), Pinacoteca, e Condephaat.
A impressão e distribuição do catálogo teve como apoiadora a Fundação Friedrich Ebert Brasil (FES), organização alemã que atua no Brasil desde o final dos anos 70 com foco na defesa e fortalecimento da democracia, na promoção do desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, e na luta pela justiça racial e de gênero.