Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Cine Resistência: Maurina, O Outono Que Não Acabou

Memorial da Resistência exibe o documentário sobre Madre Maurina, freira presa em 1969 pela Ditadura Militar, seguido de debate com o diretor Gabriel Silva Mendeleh.

  11 de agosto (sexta-feira)

  15 horas

Não haverá retirada de ingressos.

  Classificação indicativa: livre

Making Of do filme “Maurina, O Outono Que Não Acabou”. Foto: Renata Prado

Esse mês, o Cine Resistência exibe Maurina, O Outono Que Não Acabou, de Gabriel Silva Mendeleh. O longa-metragem conta a história da freira Madre Maurina Borges da Silveira, ex-diretora do Lar Santana em Ribeirão Preto (SP), presa em 1969 pela Ditadura Militar brasileira pela acusação de um suposto envolvimento com as Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).

Maurina sofreu diversas torturas físicas e psicológicas durante sua prisão, passando pela cadeia pública Cravinhos (SP), e pelas prisões de Tiradentes e Tremembé. Em 1970, acabou sendo extraditada para o México.

O documentário entrevistou ex-presos políticos de Ribeirão Preto e São Paulo que conviveram e testemunharam a rotina e torturas à Maurina nas prisões. Também contou com o depoimento de historiadores, jornalistas, religiosos e o próprio advogado de defesa da Madre. As entrevistas são intercaladas com imagens de arquivo e de reportagens da época, bem como animações e reconstituições com atores que dão vida à narrativa, reproduzindo os depoimentos e uma carta escrita pela própria religiosa enquanto extraditada no México.

O filme teve intensa repercussão internacional, sendo exibido em países como Espanha, Portugal, EUA, Itália, Índia e Moldávia. A maior premiação foi em fevereiro de 2023, no Festival Cinema Independente de Sevilha – SEVIFF, Espanha. Venceu em três categorias: “Melhor documentário de longa-metragem”, “Melhor diretor de documentário de longa-metragem” e “Melhor diretor estreante de documentário de longa-metragem”. Além disso, o filme ainda foi premiado nos Festivais Golden Eagle International Film Festival, Docs Without Borders Film Festival e Naples Films Awards.

A exibição no Memorial da Resistência será seguida de um debate com o diretor do filme.

A sessão é gratuita e não haverá retirada de ingressos.

Confira o trailer:

Governo do Estado de SP