Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência promove exposição “Direitos Humanos e Democracia: Educar para a Cidadania” na Fundação CASA em Ribeirão Preto

Mostra itinerante foi inaugurada no Dia Internacional dos Direitos Humanos para que jovens atendidos em centros socioeducativos da região possam valorizar os princípios democráticos.

O Memorial da Resistência, em parceria com a Fundação CASA, inaugurou no dia 10 de dezembro de 2025, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição itinerante Direitos Humanos e Democracia: Educar para a Cidadania, que traz em nove ilustrações em linguagem lúdica e de cordel, criadas pelo artista João Galera, interpretações de temas da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A mostra é uma iniciativa do CultSP Na Estrada, programa que amplia as ações culturais itinerantes da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, e de seus equipamentos culturais, no interior e no literal do estado.

A exposição foi concebida pela Ação Educativa do Memorial da Resistência para trocas de experiências e aprendizados em torno de temas como ética, tolerância e respeito à dignidade humana, integrada a ações socieducativas que buscam contribuir para a formação cidadã.

Para o Memorial da Resistência, levar a itinerância desta exposição para a Fundação Casa torna sólidos os laços institucionais, à medida que ambas as instituições comungam desses valores essenciais para a existência plena do Estado Democrático de Direito. 

Obras do artista João Galera

A série de ilustrações da exposição foram criadas por João Galera em 2021, para compor o Caderno de Experiências do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania, publicação do Memorial da Resistência, e apresentam temas como saúde, trabalho, cidadania, participação social, comunicação não violenta, dentre outros.

As obras são formadas pelas ilustrações de Galera, por artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento aprovado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e frases inspiradas no texto Ser Humano é, do escritor, ilustrador e designer Fabio Sgroi, discutindo sobre formas de como é possível contribuir para um mundo melhor para todas as pessoas.

João Galera é um artista visual brasileiro que trabalha com diversas linguagens, como pintura, bordado, crochê, costura e performance. Já realizou exposições coletivas e individuais no Brasil, EUA, México e Espanha. Atualmente, cursa Doutorado em Artes e Educação pela Universidade de Granada, Espanha.


Confira as fotos da abertura

Crédito: Marcelo Machado/Fundação CASA

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade