Museu selecionará duas propostas de conteúdos jornalísticos que discutam o papel das mulheres na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)
Neste dia 25 de janeiro, o Memorial da Resistência de São Paulo, abre inscrições para o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos sobre o tema “Ditadura e Gênero”.
Como as mulheres lutam? Pelo que lutam? Quais são suas histórias? Presentes nas lutas operárias, na luta armada, ou em organizações feministas, mobilizando-se em clubes de mães ou atuando na busca incansável por seus parceiros e familiares desaparecidos, mulheres romperam com o papel tradicionalmente conferido a elas enquanto lutavam contra o autoritarismo da época nas mais diversas frentes de oposição.
A segunda edição do edital selecionará duas propostas jornalísticas que destaquem o papel das mulheres — cisgêneros, transexuais e travestis — na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), e reflitam sobre como o aparato opressor do Estado atuou contra a condição específica da mulher, as desigualdades e a violência de gênero, e seus e desdobramentos na atualidade.
Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros.
Os participantes deverão enviar até o dia 8 de fevereiro uma proposta de conteúdo jornalístico, estruturada em três publicações. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de março, e as duas propostas selecionadas serão publicadas no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência. Saiba mais sobre a edição passada clicando aqui.
Confira o regulamento e saiba como se inscrever: