
A partir do dia 6 de novembro, será publicado o podcast A distância entre morar e sonhar nas plataformas de áudio do Memorial da Resistência, uma produção de Tatiane Natalino Sant’Ana, historiadora e professora com pesquisas sobre as relações de gênero, raça e trabalho na Zona Leste de São Paulo, e de Joá Bitencourt, jornalista e pesquisador nas áreas de cultura popular, memória e cidade.
A série de quatro episódios documenta as histórias de seis mulheres negras da mesma família da Zona Leste de São Paulo atravessadas pela busca por moradia digna em diferentes gerações. Em formato de entrevistas, os episódios são protagonizados por Raquel, Cláudia e Karla, que contam como enfrentam as desigualdades estruturais impostas à população periférica, negra e trabalhadora desde o período ditatorial até os dias de hoje.
O projeto foi desenvolvido a partir da 4ª edição do Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, sob o tema “São Paulo negada: o (não) direito à cidade”, que incentivou produções que resgatam memórias de resistência e luta por moradia durante a ditadura civil-militar.


