O Memorial ParaTodos, programa de acessibilidade do Memorial da Resistência de São Paulo, completa dez anos em 2024. Para celebrar, apresentamos a retrospectiva Memorial ParaTodos: 10 anos entre os dias 23 e 29 de setembro.
Em uma vitrine, serão exibidos materiais dos dez anos do projeto, dedicado à acessibilidade. A iniciativa é parte da programação da Primavera de Museus de 2024, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que em sua 18ª edição tem como tema Museus, acessibilidade e inclusão.
Em 2014, inauguramos o projeto Memorial ParaTodos com foco na necessária e urgente inclusão das pessoas com deficiências. Desde então, os espaços, exposições, acervo e atividades educativas e culturais são pensados a partir das especificidades deste público diverso, explorando suas capacidades sensoriais e emocionais e respeitando sua autonomia.
O Memorial ParaTodos está em permanente desenvolvimento, já conquistou três prêmios nacionais de acessibilidade em museus e realiza visitas educativas para pessoas com deficiência.
A retrospectiva pode ser visitada no Lugar de Encontro, no 3º andar do museu.
Roda de conversa – Memorial ParaTodos: 10 anos
28 de setembro | 14h | Lugar de Encontro (3º andar)
Em celebração ao aniversário de 10 anos do programa, promovemos uma roda de conversa com Petronio Pereira de Souza, professor, cientista político e um dos participantes do projeto Brasil: Nunca Mais, iniciativa responsável por sistematizar e produzir cópias, clandestinamente, de mais de 1 milhão de páginas contidas em 707 processos do Superior Tribunal Militar (STM), revelando a extensão da repressão política do Brasil na Ditadura Militar.