Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial ParaTodos: Programa de acessibilidade completa 10 anos e ganha retrospectiva

Como parte da 18ª Primavera de Museus do IBRAM, serão exibidos materiais dos 10 anos do programa

Foto colorida de uma moça cadeirante tocando as mãos de um rapaz que usa um moletom com a logomarca do Memorial. Eles se olham nos olhos e ela sorri. Observando a cena, 2 mulheres sentadas em um banco de madeira.
Projeto de Acessibilidade Memorial ParaTodos

O Memorial ParaTodos, programa de acessibilidade do Memorial da Resistência de São Paulo, completa dez anos em 2024. Para celebrar, apresentamos a retrospectiva Memorial ParaTodos: 10 anos entre os dias 23 e 29 de setembro.

Em uma vitrine, serão exibidos materiais dos dez anos do projeto, dedicado à acessibilidade. A iniciativa é parte da programação da Primavera de Museus de 2024, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que em sua 18ª edição tem como tema Museus, acessibilidade e inclusão.

Em 2014, inauguramos o projeto Memorial ParaTodos com foco na necessária e urgente inclusão das pessoas com deficiências. Desde então, os espaços, exposições, acervo e atividades educativas e culturais são pensados a partir das especificidades deste público diverso, explorando suas capacidades sensoriais e emocionais e respeitando sua autonomia.

O Memorial ParaTodos está em permanente desenvolvimento, já conquistou três prêmios nacionais de acessibilidade em museus e realiza visitas educativas para pessoas com deficiência.

A retrospectiva pode ser visitada no Lugar de Encontro, no 3º andar do museu.

Roda de conversa – Memorial ParaTodos: 10 anos 
28 de setembro | 14h | Lugar de Encontro (3º andar) 

Em celebração ao aniversário de 10 anos do programa, promovemos uma roda de conversa com Petronio Pereira de Souza, professor, cientista político e um dos participantes do projeto Brasil: Nunca Mais, iniciativa responsável por sistematizar e produzir cópias, clandestinamente, de mais de 1 milhão de páginas contidas em 707 processos do Superior Tribunal Militar (STM), revelando a extensão da repressão política do Brasil na Ditadura Militar.

Governo do Estado de SP