Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Acervo Bajubá lança publicações em evento sobre Gênero e Ditadura

“Não parecem sentir vergonha” e “Rexistência tem voz de mulher” foram desenvolvidas nas oficinas do projeto Percursos Curatoriais

No dia 11 de março, a partir das 15 horas, o Acervo Bajubá realiza a mesa redonda Gênero e Ditadura, evento de lançamento as publicações Não parecem sentir vergonha e Rexistência tem voz de mulher. As publicações foram desenvolvidas a partir das oficinas com a Coletiva de Mulheres do Jardim Miriam, e Memórias e experiências de gênero, realizadas em conjunto com o Memorial da Resistência, resultado da participação do Acervo Bajubá no projeto Percursos Curatoriais.

A atividade terá a participação de mulheres envolvidas na produção das oficinas e das publicações, debatendo o processo de desenvolvimento de publicações literárias, e a construção e difusão de memórias de mulheres e de movimentos sociais.

O encontro acontecerá no auditório do museu, no 5° andar, e não precisa de inscrição.

Percurso Curatorial

A convite do Memorial da Resistência, o Acervo Bajubá ocupou o espaço do Centro de Referência para uma imersão com o tema “Gênero e Ditadura” por aproximadamente seis meses. A partir da perspectiva de gênero, pesquisadores e pesquisadoras do Acervo lançaram o olhar sobre cerca de 900 livros, 600 imagens, 160 entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos, e 190 Lugares de Memória, além de documentos, revistas e catálogos.

A pesquisa no acervo do museu teve como desdobramento duas oficinas, quatro entrevistas para o Coleta Regular de Testemunhos e as duas publicações que serão lançadas, e a vitrine Percursos de Gênero, além de fornecer subsídios para uma exposição temporária do Memorial da Resistência em 2023.

Governo do Estado de SP