Visitantes têm até o dia 17 de maio para conferir mostra em cartaz
Quem ainda não conseguiu conferir a exposição temporária Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura, em cartaz no Memorial da Resistência, tem agora até o dia 17 de maio de 2021 para fazer sua visita.
Realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual e com curadoria de Renan Quinalha, a mostra faz um recorte histórico sobre as relações entre autoritarismo, diversidade sexual e gênero durante a ditadura civil-militar (1964-1985).
Além de demonstrar a narrativa da repressão durante o período, a exposição se volta também às ações de resistência e nos convida a conhecer bairros do centro de São Paulo sob a ótica do movimento LGBT. São exibidas obras literárias, cartazes de peças de teatro, músicas, filmes, fotografias e materiais que confrontavam a censura na época, além de documentos oficiais da ditadura. Dentre os destaques estão fotografias de Vânia Toledo e um desenho inédito da cartunista Laerte Coutinho.
“A proposta desta exposição de conduzir e mudar o olhar para o passado diz respeito também ao desejo de olhar para o presente, a fim de buscar meios para que uma determinada versão da moral e os bons costumes não volte a ter o mesmo peso que teve há tão pouco tempo entre nós”, afirma o curador.
O catálogo digital da mostra pode ser conferido aqui. Para fazer sua visita, confira as datas disponíveis pelo site.