O Memorial da Resistência promove no dia 20 de abril, às 15 horas, uma roda de conversa sobre a participação de mulheres no poder legislativo, com a presença de militantes que vivenciaram o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) nos anos 1970 e 1980. A atividade tem o objetivo de abordar as múltiplas lutas das mulheres na política, abrangendo sua participação vital no legislativo e no processo da última Constituinte brasileira, nos anos 1980, fundamental para a redemocratização brasileira.
Serão discutidas as barreiras enfrentadas, desde o desafio de ingressar nesses espaços predominantemente masculinos até as violências específicas sofridas.
A atividade conta com a participação da deputada federal Sâmia Bomfim, da deputada estadual Carolina Iara, e da pesquisadora e ativista Vera Soares.
O encontro é parte da programação paralela da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política, que que aborda as lutas coletivas de mulheres por Memória, Verdade e Justiça e por direitos fundamentais, na Ditadura e na democracia.
A participação é gratuita e não precisa de inscrição.