Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Participação de mulheres no poder legislativo é tema de roda de conversa

Deputada federal Benedita da Silva, única parlamentar negra a integrar a Assembleia Nacional Constituinte, fala ao Congresso Nacional durante entrega da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes. Créditos: Arquivo Nacional

O Memorial da Resistência promove no dia 20 de abril, às 15 horas, uma roda de conversa sobre a participação de mulheres no poder legislativo, com a presença de militantes que vivenciaram o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) nos anos 1970 e 1980. A atividade tem o objetivo de abordar as múltiplas lutas das mulheres na política, abrangendo sua participação vital no legislativo e no processo da última Constituinte brasileira, nos anos 1980, fundamental para a redemocratização brasileira.

Serão discutidas as barreiras enfrentadas, desde o desafio de ingressar nesses espaços predominantemente masculinos até as violências específicas sofridas.  

A atividade conta com a participação da deputada federal Sâmia Bomfim, da deputada estadual Carolina Iara, e da pesquisadora e ativista Vera Soares.

O encontro é parte da programação paralela da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política, que que aborda as lutas coletivas de mulheres por Memória, Verdade e Justiça e por direitos fundamentais, na Ditadura e na democracia.

A participação é gratuita e não precisa de inscrição.

Governo do Estado de SP