Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Programa Memorial ParaTodos ganha Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal 2023

Foto: Visita da instituição Casa do Sol ao Memorial da Resistência de São Paulo no Projeto de Acessibilidade Memorial ParaTodos. Crédito: Acervo MRSP

Como instituição voltada para os Direitos Humanos, o Memorial da Resistência trabalha para que todas as pessoas, sem distinção, tenham acesso à cultura, arte e história. Em 2014, inauguramos o projeto Memorial ParaTodos com foco na necessária e urgente inclusão das pessoas com deficiências.

O programa foi um dos ganhadores da 9ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, que tem como objetivo reconhecer museus com boas práticas na área da educação conforme os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) no Brasil.

Programa de acessibilidade Memorial ParaTodos

Este é o quarto prêmio que reconhece o trabalho do programa Memorial ParaTodos, que pensa os espaços, exposições e atividades educativas e culturais do museu para as especificidades das pessoas com deficiência, explorando suas capacidades sensoriais e emocionais e respeitando sua autonomia.

Assista abaixo o vídeo que apresenta o programa Memorial ParaTodos com LIBRAS e Audiodescrição:

Quem foi Darcy Ribeiro?

Darcy Ribeiro foi educador, historiador, antropólogo e sociólogo e Ministro da Educação durante o governo de João Goulart (1961-1963), também foi o responsável pela criação do projeto cultural do Memorial da América Latina, e membro da Academia Brasileira de Letras.

Governo do Estado de SP