Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Sábado Resistente: Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964

A programação dos Sábados Resistente se volta ao tema “A longa duração do Golpe de 1964” em 2024

Missa em homenagem a Santo Dias da Silva, operário assassinado pelos agentes da repressão durante manifestação na porta da Fábrica Sylvania em 1979. Crédito: Maristela Mafei. Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para a abertura do ciclo dos Sábados Resistentes, que neste ano completa 16 anos de existência ininterrupta.

O primeiro encontro do ano será realizado no dia 23 de março, às 14h, e tem como tema Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964, com o convidado Prof. Dr. Marcos Napolitano. A atividade apresentará trechos editados do filme 1964: um golpe contra o Brasil (Dir. Alípio Freire, Núcleo Memória, 2013). 

O tema gerador, que marca os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964, será A longa duração do Golpe de 1964. A cada encontro será enfatizado um aspecto relacionado com o golpe militar e os impactos do regime autoritário na contemporaneidade, nos mais diversos setores da sociedade como educação, economia, segurança pública, política e cultura.

A atividade é gratuita e não precisa de inscrição.

Celebrando os 15 anos de existência do Núcleo Memória, em cada um dos encontros será realizada uma homenagem aqueles que resistiram e foram mortos ou desaparecidos. A homenagem será realizada ao final de cada evento, por meio da exibição de um vídeo com as fotos de cada uma destas pessoas, a organização a que pertencia e os anos de nascimento e morte.

Programação

14:00 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Diretora do Memorial da

Resistência) e Maurice Politi (Diretor Administrativo do Núcleo Memória)

14:20 – Formação da mesa e palestra do Professor Marcos Napolitano 

15:30 – Projeção de uma versão condensada do filme “1964- Um Golpe contra o Brasil”

Convidado

Marcos Napolitano – Doutor (1999) e mestre (1994) em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se em História (1985). Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), entre 1994 e 2004, e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III (2009). Atualmente, é professor de História do Brasil Independente e docente-orientador no Programa de História Social da USP. É assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre história e música popular e história e cinema. Também possui experiência na formação de professores do ensino básico, com foco no uso do audiovisual na escola. É professor do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil, promovido pelo Núcleo Memória.

Mediação

César Novelli Rodrigues – Historiador, pesquisador e educador do Núcleo Memória, onde realiza atividades de pesquisa para o Memorial da Luta pela Justiça, atividades educativas em visitas mediadas ao antigo DOI-Codi e coordena o curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil. É membro da diretoria executiva da Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia e membro da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)

Governo do Estado de SP