A 22ª Semana Nacional de Museus é uma temporada de cultural realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus no dia 18. Este ano a semana terá o tema “Museus, Educação e Pesquisa” como fio condutor para a programação.
Pensando na data, preparamos uma programação especial, confira:
Curso com o Instituto Bixiga: ANATOMIA DO GOLPE
18 de maio | 10 horas | Auditório (5º andar)
Desenvolvido pelo Instituto Bixiga, o curso ANATOMIA DO GOLPE: Lutas e Resistências dos Trabalhadores frente à plataforma social, econômica e cultural imposta pela Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) busca expor e discutir criticamente a plataforma social, econômica e cultural e as principais “reformas” antipopulares impostas ao longo do período da Ditadura Militar no Brasil, assim como debater as formas de lutas e resistências empreendidas pela classe trabalhadora contra esse processo.
Visita Integrada Memorial da Resistência e Pinacoteca “Arquivos de vida e resistência: arte como documentação do cotidiano”
18 de maio | 10 horas | Ponto de encontro no térreo
Em conjunto com a Pinacoteca, realizamos uma visita voltada para profissionais da educação na exposição Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência. A mostra, realizada em conjunto pela Pinacoteca e pelo Memorial da Resistência, tem como ponto de partida a Coleção Alípio Freire, composta por trabalhos de ex-presos políticos dos presídios de São Paulo durante o período ditatorial.
(Ingressos esgotados) Espetáculo “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo”
18 de maio | 15 horas | Lugar de Encontro (3º andar)
O Memorial da Resistência recebe a peça teatral Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo, em apresentação única e gratuita da Cia. Andarilhas. O espetáculo apresenta histórias de Heleny Guariba e Inês Etienne Romeu, militantes políticas com histórias muito significativas no período da Ditadura Civil-Militar (1964–1985). Suas trajetórias estão presentes na exposição Mulheres em Luta: arquivos de memória política, em cartaz no Memorial.