Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial participou da campanha Sonhar o Mundo de 2020

Diversos vídeos sobre Direitos Humanos foram produzidos em ocasião do evento

O Memorial da Resistência participou da campanha Sonhar o Mundo!

A campanha buscou articular e mobilizar os museus paulistas para questões relacionadas aos Direitos Humanos, uma vez que essas instituições possuem um grande potencial de instrumentalizar a transformação social.

O Memorial da Resistência possui como exposição de longa duração o espaço remanescente das antigas celas do DEOPS/SP (Delegacia de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo), aparato institucional legal de vigilância, controle e repressão durante os períodos ditatoriais do país, especialmente na ditadura civil-militar instalada em 1964.

Nosso espaço infelizmente foi palco de grandes violações dos direitos humanos, mas também de resistência e hoje se consolida como um importante lugar de memória. O Programa de Ação Educativa estabelece diálogos e reflexões a partir do patrimônio musealizado a fim de pensar sobre essas violações e consolidar a educação para o “nunca mais”.

Com o intuito de discutir essas temáticas com educadores sociais e do ensino formal e não formal, o Memorial promove anualmente o Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos. As discussões suscitadas pelo processo formativo foram difundidas para um público mais amplo a partir de perguntas disparadoras sobre a Educação em Direitos Humanos respondidas pelos palestrantes do curso.

Com início no dia 9/12, os vídeos integram a programação da campanha Sonhar o Mundo:

Governo do Estado de SP