Exposição fica em cartaz no Memorial da Resistência até o dia 17 de maio
Os visitantes do Memorial têm mais alguns dias para conferir a exposição Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura, em cartaz até o dia 17 de maio de 2021.
Realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual e com curadoria de Renan Quinalha, a mostra faz um recorte histórico sobre as relações entre autoritarismo, diversidade sexual e gênero durante a ditadura civil-militar (1964-1985).
Além de demonstrar a narrativa da repressão durante o período, a exposição se volta também às ações de resistência e nos convida a conhecer bairros do centro de São Paulo sob a ótica do movimento LGBT. São exibidas obras literárias, cartazes de peças de teatro, músicas, filmes, fotografias e materiais que confrontavam a censura na época, além de documentos oficiais da ditadura. Dentre os destaques estão fotografias de Vânia Toledo e um desenho inédito da cartunista Laerte Coutinho.
O catálogo digital da mostra pode ser conferido aqui. Para fazer sua visita, confira as datas disponíveis pelo site.
A Casa 1 também tem realizado uma série de conteúdos online sobre os temas da exposição. Visite o site do Instituto Temporário de Pesquisa sobre Censura para acessar o material digital, que inclui vídeos, textos e áudios-relatos.