Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Últimos dias Ocupações Memorial: Odiolândia

Essa é a última semana para conferir a exposição Odiolândia, inaugurada em 17 de junho de 2023, como parte do projeto Ocupações Memorial, que articula diálogos transdisciplinares sobre a memória dos períodos autoritários no país e suas reverberações no presente.

A obra imersiva da artista Giselle Beiguelman evidencia como a opinião pública ecoa e reitera violências cometidas pelo Estado sobre as populações vulnerabilizadas do bairro da Luz, na região pejorativamente conhecida como “Cracolândia”, na vizinhança do Memorial da Resistência, e ficará exposta até dia 18 de dezembro de 2023. 

Seu título faz referência ao teor das mensagens: majoritariamente favoráveis ao tratamento policial e ao uso da força e de armas de fogo contra usuários de drogas, expressam também o desejo de ver as mesmas políticas de violência estendidas a outros grupos. Nordestinos, sem-terra e pessoas LGBTQIAP+ são alguns dos seus alvos. Os comentários são apresentados de forma bruta, sem imagens, sem correções gramaticais, tendo como única interferência a retirada de conteúdos eleitorais das mensagens.

A obra abaixo é projetada na sala da Ocupação Memorial. Confira:

Governo do Estado de SP