Com a missão de atender um público cada vez mais diverso e contribuir para uma educação inclusiva sobre a história política do país, o Memorial da Resistência dá continuidade ao seu programa Memorial ParaTodos disponibilizando parte de seu acervo com recursos acessíveis de janelas de libras e legendas em português. Como uma das ações do novo Centro de Referência, projeto foi realizado com recursos do edital ProAC.
A série de quinze vídeos integra o programa Coleta Regular de Testemunhos, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa do Memorial, e reúne versões resumidas dos testemunhos de militantes de movimentos sociais, ex-presos e perseguidos políticos sobre suas experiências de resistência e luta durante a ditadura civil-militar (1964-1985).
A iniciativa é inovadora no sentido de promover o acesso de pessoas com deficiência à consulta ao acervo de pesquisa da Instituição – um importante passo para o incentivo à pesquisa autônoma plena e para a missão educativa de espaços culturais no país.
Ao público do Memorial é oferecido ainda recursos de acessibilidade no site, como textos alternativos com descrição das imagens, promovendo o acesso para pessoas com deficiência visual ao programa Lugares da Memória.
Confira as entrevistas abaixo e boa pesquisa!