Largo General Osório, 66 Santa Ifigênia, São Paulo, SP Telefone: 55 11 3335-5910 Entrada Gratuita Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
A partir do diálogo entre as duas exposições, o Sábado Resistente, realizado em parceria com Núcleo de Preservação da Memória Política, aborda a construção de uma memória coletiva sobre os períodos de repressão.
A pesquisadora, professora de história e ativista lésbica, Julia Kumpera, apresenta no Memorial da Resistência a oficina Escrevendo afetos entre mulheres.
A Oficina Projeto Resisto! apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural do público infantojuvenil
Com o advogado Airton Soares, cuja biografia está associada à defesa de presos políticos, e Flavio Leão Bastos, advogado, professor da Universidade Mackenzie e especialista na defesa dos Direitos Humanos.
Em 2024, a programação dos Sábados Resistentes tem como tema "A longa duração do Golpe de 1964”, discutindo o impacto desse regime autoritário na contemporaneidade
O Memorial da Resistência recebe uma homenagem a Raphael Martinelli, que celebra 100 anos de seu nascimento. A atividade será promovida pelo Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP) e pelo Instituto Astrojildo Pereira.
O próximo Sábado Resistente analisa o papel da comunicação, tanto dos grupos tradicionais quanto dos coletivos atuais, que utilizam jornais e redes sociais para denunciar o racismo e fomentar mudanças de comportamento.
As Tardes de Memórias propõem, a cada encontro, jogos lúdico-pedagógicos aos visitantes, mediados pela Ação Educativa do museu, para explorar de forma lúdica e descontraída temas centrais do Memorial: Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.
Oficina apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, desenvolvida para o público infantojuvenil com temas como Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.
A jornalista, escritora e ex-presa política Amelinha Teles, e o jornalista Camilo Vanucchi, lançam no Memorial da Resistência os livros Contos da Cela 3 e Eu só disse meu nome.
Na Semana Internacional dos Direitos Humanos, o Memorial da Resistência promove uma visita mediada pelo curador Diego Matos à exposição Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais.