Largo General Osório, 66 Santa Ifigênia, São Paulo, SP Telefone: 55 11 3335-5910 Entrada Gratuita Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
A jornalista, escritora e ex-presa política Amelinha Teles, e o jornalista Camilo Vanucchi, lançam no Memorial da Resistência os livros Contos da Cela 3 e Eu só disse meu nome.
Na Semana Internacional dos Direitos Humanos, o Memorial da Resistência promove uma visita mediada pelo curador Diego Matos à exposição Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais.
O Memorial da Resistência recebe o Urban Sketchers São Paulo para uma tarde de desenhos ao ar livre. Aberto ao público, o encontro propõe a realização de desenhos de observação do edifício que abriga o museu, apoiando a missão do coletivo em divulgar, valorizar e promover os valores artísticos, descritivos e educacionais da arte de urban sketching.
O Memorial da Resistência promove em conjunto com o Museu da Diversidade Sexual (MDS) a atividade Educação em museus: temas sensíveis para públicos diversos, uma mesa de debate seguida por uma visita mediada no MDS.
No Dia Internacional das Mulheres, o Memorial da Resistência exibe o filme Madre, dedicado à história de vida de Madre Maurina (1926-2011), freira presa durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil.
As Tardes de Memórias propõem, a cada encontro, jogos lúdico-pedagógicos aos visitantes, mediados pela Ação Educativa do museu, para explorar de forma lúdica e descontraída temas centrais do Memorial: Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.
Através dos vídeos em formato de telejornal, a série apresenta para o público infantojuvenil temas como Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos, de forma lúdica e educativa.
O primeiro Sábado Resistente do ano terá como tema Ditadura Militar no Brasil: Lugares ainda ausentes, conceito que será apresentado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Endo, psicanalista e professor da Universidade de São Paulo (USP).
Promovido pelo Instituto Bixiga – Pesquisa, Formação e Cultura Popular, em parceria com o Memorial da Resistência, o encontro prestende discutir e problematizar as relações entre as Ditadura Militar e o tratamento da questão social, habitacional e urbana na metrópole paulistana.
A Ação Educativa do museu propõe um novo roteiro de visita educativa que percorre diversos andares do prédio que atualmente abriga o Memorial da Resistência, e que foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP) no período de 1940 a 1983.
A atividade é parte das considerações da Comissão Nacional da Verdade (2012-2014) e dos materiais produzidos pelo Programa de Ação Educativa do museu, que irá propor reflexões sobre o período da ditadura.
O museu recebe o grupo de teatro LABTD - Laboratório de Técnica Dramática para a realização de leituras dramáticas das três peças que compõem o projeto Mural da Memória.