Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Abertura Resistências da PUC-SP

A mostra lança um olhar sobre a história de resistência na universidade, que se tornou um importante espaço de luta em defesa da democracia durante o período.  A exposição integra o projeto Ocupações Memorial, que articula diálogos transdisciplinares sobre a memória dos períodos autoritários no país e suas reverberações no presente.

Sábado Resistente: Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964

O primeiro encontro do ano será realizado no dia 23 de março, às 14h, e tem como tema Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964, com o convidado Prof. Dr. Marcos Napolitano. A atividade apresentará trechos editados do filme 1964: um golpe contra o Brasil (Dir. Alípio Freire, Núcleo Memória, 2013).

Lembrar é Resistir: lugares de memória e ditadura – Visita mediada “A memória preservada nas celas do Deops/SP”

Serão realizadas visitas mediada às antigas celas do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), exposição permanente do museu, como parte da programação Lembrar é Resistir: Lugares de memória e Ditadura. Na programação, lugares de memória farão diferentes atividades simultâneas vinculadas às memórias da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Ativação da Escola de Testemunhos com convidada 

Como parte da programação paralela da exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política, o coletivo de artistas Grupo Contrafilé realiza no espaço expositivo uma ativação do dispositivo artístico-educativo Escola de Testemunhos. O encontro conta com o testemunho de uma mulher de luta, e convida os participantes a tomar notas em placas de lousa, participando assim de um registro coletivo das potências ensinadoras das aulas.

Sarau da Resistência: Núcleo Macabéa 

Atores e músicos da Núcleo Macabéa apresentam no espaço do Memorial da Resistência, no antigo espaço carcerário do Deops/SP, o Sarau da Resistência. Com música e leitura de poemas, serão homenageadas pessoas que resistiram ao período e que marcaram a luta em favor da democracia brasileira.

Governo do Estado de SP