Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Roda de conversa “Onde você esconde seu machismo?” 

Em um encontro intergeracional com mulheres militantes das décadas de 1970 e 1980, a roda de conversa irá abordar, de forma aberta e reflexiva, como o machismo se manifesta no cotidiano de mulheres e homens, como podemos reconhecê-lo e quais os caminhos para combatê-lo.  

Ao compartilhar experiências, memórias e estratégias de resistência das participantes, a atividade relembrará como diferentes gerações lutaram e seguem lutando pela igualdade de gênero e pela desconstrução de padrões patriarcais em nossa sociedade.

Cine Resistência | Ferro’s Bar: encontros e lutas lésbicas + Lançamento do livro Imprensa Lésbica: Uma história possível

O Memorial da Resistência exibe o filme Ferro's Bar: encontros e lutas lésbicas, realizado coletivamente pelo Cine Sapatão. A partir dos relatos de lésbicas artistas e militantes, o curta-documentário apresenta um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980, o “Levante do Ferro’s Bar”.  

Oficina Memórias do Exílio

Corpos e territórios lésbicos e travestigeneres em contexto de opressão e conflito, com Maria Botero e Lufer Sattui Mejia

Tarde de Memórias: Linhas de Sampa 

Na próxima edição da Tarde de Memórias, o coletivo Linhas de Sampa propõe uma oficina onde o público será apresentado à técnica do bordado a partir de desenhos e composições que refletem sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964.  

Sábado Resistente | A educação e o Golpe de 1964: a tradição autoritária na educação brasileira 

Neste encontro será discutido as implementações de políticas educacionais feitas pela Ditadura Civil-Militar (1964-1985) que visavam controlar o pensamento crítico, com repressão às atividades políticas dentro das escolas e universidades, aposentadorias compulsórias, demissões de professores considerados subversivos e uma ênfase na ideologia nacionalista.

Roda de conversa | Feministas geração 68: por um novo envelhecer

Organizada por mulheres feministas da Geração 68, a sexta e última roda de conversa organizada no âmbito da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política convida o público para discutir, em conjunto, possibilidades e caminhos para envelhecer.  

Seminário: Pensar São Paulo durante a ditadura  

O seminário Pensar São Paulo durante a Ditadura apresenta as alterações na paisagem urbana de São Paulo a partir de uma visita à exposição Paisagem e Poder: construções do Brasil na ditadura, em cartaz no Centro Universitário MariAntonia, e busca problematizar sobre os impactos dessas transformações urbanas e sociais nos múltiplos territórios da cidade.

Governo do Estado de SP