Visita guiada à exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política
No encerramento da exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política, a Ação Educativa do Memorial da Resistência realiza uma visita mediada
No encerramento da exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política, a Ação Educativa do Memorial da Resistência realiza uma visita mediada
Realizaremos a exibição do filme A Flecha e a Farda (2018), seguido de debate com o diretor Miguel Antunes Ramos, com mediação de Juli Candido.
O seminário Pensar São Paulo durante a Ditadura apresenta as alterações na paisagem urbana de São Paulo a partir de uma visita à exposição Paisagem e Poder: construções do Brasil na ditadura, em cartaz no Centro Universitário MariAntonia, e busca problematizar sobre os impactos dessas transformações urbanas e sociais nos múltiplos territórios da cidade.
Em ocasião do encerramento da exposição Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência, a Tarde de Memórias de agosto contará com uma oficina a partir da obra A Corda, da artista Neide Sá, presente na mostra.
Realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política, o quinto encontro do ano vai analisar o papel desempenhado pelas diferentes religiões na esfera política brasileira, com ênfase no período da Ditadura Civil-Militar.
A Oficina Projeto Resisto! apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural do público infantojuvenil através dos vídeos em formato de telejornal, que abordam os temas como Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos de forma lúdica e educativa.
Em memória dos 60 anos do golpe militar de 1964, a Unifesp promove o seminário Ditadura Militar: 60 anos depois do golpe, no Memorial da Resistência.
O Memorial realiza a exibição do documentário "Da Vida Bruta" (2024, 81 min, direção Roberto Fernández), dedicado à história de vida, luta e resistência da militante e ex-presa política Rita Sipahi.
O Núcleo de Ação Educativa do museu oferece três jogos lúdico-pedagógicos
Após a exposição dos convidados, o público toma a palavra para perguntas e contribuições com o tema.
A partir do diálogo entre as duas exposições, o Sábado Resistente, realizado em parceria com Núcleo de Preservação da Memória Política, aborda a construção de uma memória coletiva sobre os períodos de repressão.
A pesquisadora, professora de história e ativista lésbica, Julia Kumpera, apresenta no Memorial da Resistência a oficina Escrevendo afetos entre mulheres.
Julia Kumpera promove o lançamento do livro "O lesbianismo é um barato": Galf e o ativismo lésbico
A Oficina Projeto Resisto! apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural do público infantojuvenil
Com Petronio Pereira de Souza, professor, cientista político e um dos participantes do projeto Brasil: Nunca Mais