Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EDITAL MEMÓRIAS DO PRESENTE

Corra e olhe o céu: Autonomia de voo

POR NAHAYANNA SORGON E LUIZA GUERRA

O sequestro do voo 114 da Cruzeiro do Sul pelo grupo de guerrilheiros da VAR-Palmares já era bastante complexo, mas uma sequência caótica de acontecimentos fez com que a operação, programada para durar poucas horas, se estendesse por quatro dias. A incerteza da chegada em Cuba, as ameaças das ditaduras militares latinoamericanas, incontáveis problemas mecânicos e diplomáticos, a perseguição estadunidense, a cobertura intensa da imprensa – muitos fatores faziam com que a tensão dentro e fora do avião fosse generalizada. A presença de dois meninos pequenos dentro da aeronave, filhos da guerrilheira Marília Guimarães, passou a ser o centro das negociações. 

No segundo episódio da série Corra e olhe o céu, Autonomia de voo, Nahayanna Sorgon e Luiza Guerra apresentam como o sequestro do avião Caravelle, em janeiro de 1970 foi organizado, quais foram as redes construídas para que ele fosse possível, e os imprevistos que fizeram a viagem durar dias.

Apesar de parecer o roteiro de um filme de ação, a série de três episódios Corra e olhe o céu conta a história real de uma mulher, mãe, professora e guerrilheira que foi jurada de morte pelo Estado Brasileiro. Para salvar a vida de seus dois filhos pequenos, de seus companheiros de luta e a dela própria, Marília Guimarães só encontrou uma saída: sequestrar um avião e entrar em rota de colisão com as Ditaduras Militares que sangravam o Brasil e outros países latino-americanos.

Este trabalho foi realizado através da segunda edição do edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, lançado pelo Memorial da Resistência de São Paulo, que teve como tema Ditadura e Gênero.

Ouça nas principais plataformas de áudio:

Entrevistas

Programa do Jô (TV Globo)

Sem Censura com música, literatura e humor (TV Brasil)
Veias Abertas entrevista Marília Guimarães (Brasil 247)

SobreNós #9, entrevista com Marilia Guimarães

Bibliografia

“Combate nas trevas”, Jacob Gorender

“Habitando o tempo: clandestinidade, sequestro e exílio”, Marília Guimarães

“Heroínas dessa História”, org. Carla Borges e Tatiana Merlino

“História Militar do Brasil”, Nelson Werneck Sodré

“Infância roubada: crianças atingidas pela Ditadura Militar no Brasil”, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

Ficha técnica

Bruno Danton – Mixagem

Luiza Guerra – Pesquisa, roteiro, edição e apresentação

Marina Merlino – Atriz

Nahayanna Sorgon – Checagem, revisão e contextualização histórica

Thiago Cervan – Checagem, revisão e leitura do documento histórico

Tomás Rosati – Sonorização

Governo do Estado de SP