Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Inscrições abertas: Edital seleciona duas propostas sobre arquivos de memória política

Com o tema “60 anos do golpe: Arquivos para a resistência”, inscrições para o edital Memórias do Presente vão até dia 8 de fevereiro

Inscrições abertas para o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos!

No ano em que o golpe militar de 1964 completa 60 anos, o Memorial da Resistência vai selecionar e publicar duas propostas sobre o tema 60 anos do golpe: Arquivos para a resistência, que discutam os arquivos de memória política constituídos durante ou após o período no Estado de São Paulo. As propostas selecionadas receberão o valor de R$5 mil reais cada. 

Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros. Os conteúdos a serem publicados podem ser produzidos em seus mais diversos formatos digitais, como reportagens especiais, entrevistas, episódios de podcast, entre outros. 

Sobre o tema 

Se durante o regime autoritário as manipulações e supressões de informações foram recorrentes, hoje os arquivos são fontes reveladoras de atos repressivos e violações de Direitos Humanos, como também demonstram ações de resistência e luta de opositores. Tais arquivos têm levado ao conhecimento público fatos sobre o momento histórico, revelado histórias de parcelas até então invisibilizadas da sociedade brasileira, incentivado pesquisas sobre o período e fortalecido a luta por responsabilização, reparação e justiça até os dias de hoje.  

Contra a imposição do esquecimento, acervos foram reunidos clandestinamente por organizações subversivas, coletados de forma independente ou doados a instituições, públicas ou particulares. Hoje, garantido o fundamental direito ao acesso livre, revelam o esforço de parcelas da sociedade civil e de instituições, comprometidas com os Direitos Humanos e com a democracia, em preservá-los e difundi-los.   

Inscrições 

Os participantes deverão enviar até o dia 15 de fevereiro de 2024 uma proposta de conteúdo jornalístico (como reportagem, entrevista, ensaio e/ou episódios de podcast), estruturada em três publicações, através do formulário de inscrição. O resultado do edital será divulgado no dia 31 de março de 2024, e as duas propostas selecionadas serão publicadas nas mídias digitais do Memorial da Resistência.  

Mais informações na página do Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos.

Governo do Estado de SP