Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Nova exposição do Memorial da Resistência evidencia a luta coletiva das mulheres

A exposição Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política inaugura no dia 7 de outubro de 2023

Imagem em preto e branco de mulher segurando um microfone com a mão direita, e com o braço esquerdo estendido. Sobreposto na imagem as escritas em branco: O que você vai ver em Mulheres em Luta Arquivos de Memórias Políticas.

No dia 7 de outubro de 2023, às 11h, o Memorial da Resistência de São Paulo, abre a exposição temporária Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política, com curadoria de Ana Pato. Tendo o acervo de história oral do museu como fio condutor, a mostra apresenta um olhar a partir da perspectiva de gênero para a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e como as marcas profundas deste período se entrelaçam com o presente.  

A exposição ressalta as lutas coletivas de mulheres, a partir de dois eixos: a Luta por Memória, Verdade e Justiça e a Luta por Direitos. Entre os destaques, está a série Conhecendo o Corpo Feminino (1984), de Nair Benedicto (1940–), que também ocupa o mural externo do museu. Exibido pela primeira vez no Brasil nesta exposição, o filme Inês (1974), da atriz e cineasta feminista Delphine Seyrig (1932–1990), é um importante documento histórico que denuncia a misoginia praticada pelos agentes do Estado durante a ditadura. Poemas escritos por Beatriz Nascimento (1942–1995) nos anos 1980 sobre resistência, violência, racismo e impunidade, também fazem parte da mostra.

Na abertura, os coletivos Movimento de familiares das vítimas do massacre em Paraisópolis, Mães da Leste e Mães de Osasco/Barueri e o Movimento Periferia Segue Sangrando organizam uma intervenção cultural no museu a partir das 10 horas.

Programação

11h:Abertura da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política 

14h:Exibição do curta -metragem Cadê Heleny? (2022), de Esther Vital no Cine Resistência.

Sinopse: O filme conta a história de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971 sob a ditadura militar brasileira. Os cenários do filme, bordados em arpilleras, que estarão expostos na mostra denunciam o que não podia ser dito com palavras a partir das arpilleras, arte têxtil popular que surgiu no Chile.

Governo do Estado de SP