Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Corra e olhe o céu: Conheça a história da mulher que sequestrou um avião para fugir da Ditadura

Fruto do edital Memórias do Presente, podcast de três episódios conta a história de Marília Guimarães, militante que sequestrou um avião para buscar asilo político

Capa do podcast “Corra e olhe o céu”, selecionado pelo edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos de 2023

A partir do dia 14 de novembro, o Memorial da Resistência lança a última proposta selecionada pelo edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos. Produzido pela historiadora Nahayanna Sorgon Anholeto e Luiza Guerra, Corra e olhe o céu é um podcast de três episódios sobre Marília Guimarães, professora e militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) que sequestrou um avião em plena Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Voltada a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, a segunda edição do edital teve como tema Ditadura e Gênero, e buscou apresentar as memórias de resistência e repressão de mulheres durante o Regime Militar.

Sobre Nahayanna Sorgon Anholeto

Historiadora formada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), pesquisou temas em torno da trajetória de mulheres militantes latino-americanas e produção de imagens. Formada em fotografia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), militou no coletivo feminista Ana Montenegro (de 2016 até 2021) É militante ativa pelo direito à memória e à história de luta das mulheres latino-americanas. 

Sobre Luiza Guerra

Luiza Guerra é comunicadora social e realizadora cultural. Seu trabalho tem como enfoque a cultura e a formação social do Brasil, a preservação e a popularização das memórias do povo da América Latina, especialmente. Trabalhou na direção, roteiro e produção do minidocumentário “Atibaia 70” e escreveu a série especial de reportagens “Violência Espraiada”. Mora no interior de São Paulo, onde ajuda a construir espaços públicos de debate e cultura.

Corra e olhe o céu

Marília Guimarães, professora, militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), tinha 22 anos quando sequestrou o avião Caravelle, em janeiro de 1970. O objetivo era chegar até Cuba com mais cinco companheiros de luta, onde conseguiriam asilo político.

Depois de presa pela Ditadura Civil Militar (1964-1985), Marília estava na clandestinidade há mais de um ano. Para despistar os militares, precisava fugir diariamente, com dois filhos bebês. Nessa situação, a ideia de fazer o sequestro do Caravelle parecia menos perigosa do que correr o risco de voltar à prisão e à tortura (e deixar os filhos sob custódia dos militares).

Marília entrou no avião munida de seis revólveres escondidos embaixo da roupa, além da bagagem e com as crianças no colo. No entanto, além da tensão em realizar o sequestro do voo, Marília e os outros militantes da VPR tiveram de enfrentar um desafio ainda maior: o avião teve uma série de panes e problemas mecânicos, falta de combustível e de peças essenciais. Foi necessário parar em 04 países diferentes e fazer negociações diplomáticas durante dias com ditaduras militares latino-americanos, sendo tratados como terroristas, para conseguir chegar até o aeroporto de Havana.

O desenrolar dessa história você confere no podcast Corra e olhe o céu, nos dias 14, 21 e 28 de novembro, nas principais plataformas de áudio.

Ficha técnica

Bruno Danton – mixagem
Luiza Guerra – pesquisa, roteiro, edição e apresentação
Marina Merlino – atriz (voz na leitura de poemas e documentos)
Nahayanna Sorgon – checagem, revisão e contextualização histórica
Thiago Cervan – checagem, revisão e voz na leitura de documentos
Tomás Rosati – trilha sonora original e sonorização

Governo do Estado de SP