Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EDITAL MEMÓRIAS DO PRESENTE

Sobre Terras e Mentes: O Ataque Militar aos Territórios e Culturas Indígenas

POR JULI CANDIDO

Desenvolvida pela roteirista, editora e produtora Juli Candido, a reportagem em três partes tem por objetivo apresentar um aspecto muitas vezes esquecido na história da ditadura civil-militar do Brasil: a questão indígena. Da mesma forma que as comunidades de sexualidades desviantes, as comunidades indígenas também foram perseguidas não só pelas questões oficiais dadas pelos militares, como a associação ao comunismo, mas também por sua diversidade simbólica e cultural, que não cabia nos moldes cívico-cristãos impostos pelo governo autocrático.

Assim, a ideia geral dos ataques às comunidades indígenas era a de domesticar e aculturar essas sociedades, de maneira que fosse mais fácil integrá-los à nação (como idealizada na época) e portanto de controlar seus corpos, sua força de trabalho e suas terras. Dois exemplos são sintomáticos da maneira como os militares brasileiros organizaram suas investidas contra os indígenas: o Reformatório Krenak e a Guarda Rural Indígena. Ambas as instituições foram instaladas no estado de Minas Gerais, em territórios próximos ao Rio Doce, e ambos os casos demonstram como foram aplicadas técnicas epistemicídas contra os povos Krenak e Maxacali.

Apesar de não serem os únicos exemplos possíveis de violências cometidas contra os povos originários durante a ditadura, os dois casos evidenciam técnicas específicas de dominação contra indígenas e por isso nos ajudam a entender com maior precisão os intentos daqueles que estavam no poder durante esse período. Para desvendar essa história, Juli apresenta um panorama histórico da criação da Guarda Rural Indígena, e entrevista os cineastas Roney Freitas e Isael Maxacali, produtores do curta “GRIN”.

A série de textos Sobre Terras e Mentes: O Ataque Militar aos Territórios e Culturas Indígenas é resultado da terceira edição do edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, que teve como tema 60 anos do Golpe: Arquivos para a resistência.

Governo do Estado de SP