Sábado Resistente: “A violência policial e a impunidade ontem e hoje no Brasil”
Em 2024, a programação dos Sábados Resistentes tem como tema "A longa duração do Golpe de 1964”, discutindo o impacto desse regime autoritário na contemporaneidade
Em 2024, a programação dos Sábados Resistentes tem como tema "A longa duração do Golpe de 1964”, discutindo o impacto desse regime autoritário na contemporaneidade
Atividade presentará possibilidades práticas sobre o tema a partir das experiências desenvolvidas pelo Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência recebe uma homenagem a Raphael Martinelli, que celebra 100 anos de seu nascimento. A atividade será promovida pelo Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP) e pelo Instituto Astrojildo Pereira.
O próximo Sábado Resistente analisa o papel da comunicação, tanto dos grupos tradicionais quanto dos coletivos atuais, que utilizam jornais e redes sociais para denunciar o racismo e fomentar mudanças de comportamento.
As Tardes de Memórias propõem, a cada encontro, jogos lúdico-pedagógicos aos visitantes, mediados pela Ação Educativa do museu, para explorar de forma lúdica e descontraída temas centrais do Memorial: Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.
Oficina apresenta o planejamento e a execução da série de vídeos Projeto Resisto!, desenvolvida para o público infantojuvenil com temas como Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.
A jornalista, escritora e ex-presa política Amelinha Teles, e o jornalista Camilo Vanucchi, lançam no Memorial da Resistência os livros Contos da Cela 3 e Eu só disse meu nome.
Na Semana Internacional dos Direitos Humanos, o Memorial da Resistência promove uma visita mediada pelo curador Diego Matos à exposição Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais.
O novo percurso vai refletir sobre o processo histórico de ocupação do edifício, a estrutura repressiva nele instalada e a sua descaracterização.
O Memorial da Resistência recebe o Urban Sketchers São Paulo para uma tarde de desenhos ao ar livre. Aberto ao público, o encontro propõe a realização de desenhos de observação do edifício que abriga o museu, apoiando a missão do coletivo em divulgar, valorizar e promover os valores artísticos, descritivos e educacionais da arte de urban sketching.