Personalização

Acessibilidade

Yona Friedman: Democracia

A exposição Yona Friedman: Democracia apresenta a obra do arquiteto, artista, sociólogo e antropólogo franco-húngaro Yona Friedman (1923-2020), que dedicou sua vida à criação de uma linguagem universal e acessível sobre os direitos humanos, as questões sociais e a autonomia dos indivíduos.

A mostra realiza um recorte sobre sua produção, apresentando filmes, desenhos, colagens e propostas para espaços culturais. Entre os trabalhos estão imagens que ilustram os principais projetos de Friedman, como a Cidade Espacial e o Museu de Rua, além dos icônicos manuais – série de publicações em quadrinhos realizadas em parceria com instituições como a Unesco, onde eram abordadas questões cotidianas fundamentais como o direito a moradia, o meio-ambiente e a economia.

Nas paredes, a equipe do Memorial recriou em desenhos e palavras as “Licornes” [“Unicórnias”, em francês], personagens mitológicas frequentes na obra de Yona, que nadam em um mar de palavras que evocam o contexto político e social atual do Brasil. A exposição conta ainda com a realização de uma série de ações e intervenções urbanas em parceria com os coletivos artísticos casadalapa e Paulestinos, além de encontros públicos junto ao SESC Bom Retiro.

A exposição é realizada com a cortesia do Fonds de Dotation Denise et Yona Friedman, em colaboração com o CNEAI = Centre National Édition Art Image, Sylvie Boulanger e tem apoio do Consulat Général de France à São Paulo.

Manuais

Slide Shows

Assista à série de filmes realizados por Yona Friedman

Ficha técnica

Curadoria
Ana Pato

Coordenação artística
Marianne Friedman-Polonsky
Jean-Baptiste Decavèle
Sylvie Boulanger

Assistência de curadoria
Carolina Faustini Junqueira

Projeto Expográfico
Anna Ferrari e equipe
Isabella Rosa
Pedro Lins

Projeto gráfico e comunicação visual
janela estúdio_Lia Assumpção

Reprodução livre dos desenhos e das pinturas
Atila Fragozo
Ananda Giuliani
Julio Dojcsar
Silvana Marcondes

Intervenção urbana
Coletivos Paulestinos casadalapa

Ação educativa
Equipe do Programa Educativo

Produção
Angela Gennari
Guilherme Barros

Produção gráfica e tratamento de imagens
Lilia Góes

Comunicação
Adriana Krohling Kunsch
Caio Raposo
Luiza Cerqueira Marinho

Assessoria de imprensa
Adelante Comunicação

Expografia e Montagem
Gala Art Installation

Tradução
Daniel Garroux
Marcelo Cipolla

Revisão
Todotipo Editorial

Realização
Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC)

Apoio
Consulat Général de France à São Paulo

Parceria
Sesc São Paulo

Agradecimentos
Ana Luisa Sirota de Azevedo, Benjamin Seroussi, Casa do Povo, Décio Hernandez Di Giorgi, Eda Schauer, Mônica Machado, Nathalie Lacroix, Paula Signoreli, Perrine Warmé-Janville, Pivô, Rafael Moretti, Telma Balielo e Vanessa Ferrer.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!