Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência completa 15 anos

O prédio onde operou o Deops/SP foi inaugurado como Memorial da Resistência em 24 de janeiro de 2009

Foto colorida do prédio que hoje abriga o Memorial da Resistência. Vemos um edificio largo e com duas torres.Sua fachada é de tijolos a vista com detalhes em branco e bege, com janelas de diferentes formatos em cada um de seu andares ( sendo de arco romano no segundo e terceiro andar, e janelas menores também com arcos no quinto andar, por exemplo) que o classificam com um estilo eclético. Atravessando uma rua com 6 faixas, vemos parte de uma praça com coqueiros em frente ao prédio.
Fachada do Memorial da Resistência de São Paulo. Foto: João Leoci

Inaugurado em 2009, o Memorial nasce a partir da demanda dos ex-presos e ex-presas políticas por preservação da memória das atrocidades cometidas pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP) durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), no prédio onde hoje é o museu.

Mas além de mostrar os crimes cometidos pelo Estado brasileiro, queriam também contar uma história de solidariedade e resistência daqueles que foram presos, torturados e mortos pelo Regime Militar.

Em nome dos que resistem às violências de Estado, seja na Democracia ou durante os regimes autoritários, o Memorial cumpre seu papel em preservar a memória do espaço e das pessoas que lutaram e lutam e de Educação em Direitos Humanos, para que não se esqueça, e para que nunca mais aconteça.

15 anos de atuação

Nesses quinze anos, foram realizadas 35 exposições temporárias, coletados 195 testemunhos de ex-presos políticos, familiares de mortos ou desaparecidos políticos e militantes por nosso Centro de Pesquisa e Referência no programa Coleta Regular de Testemunhos, dez edições do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania, duas edições do Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, além de diversas atividades e ações culturais e educativas, com todos os registros e documentos disponíveis em nosso site.

Governo do Estado de SP