Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Ministro Silvio Almeida abriu programação especial no Memorial da Resistência

Evento destacou as lutas das mulheres por Memória, Verdade e Justiça e ações para garantir Direitos Humanos

Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa da Programação Especial Mulheres em Luta por Memória, Verdade e Justiça, junto a Eleonora Menecucci, Ana Dias, Maria Cristina Quirino e Neon Cunha. Foto: Acervo Memorial da Resistência

No dia 1 de dezembro, a partir das 9h, o Memorial da Resistência de São Paulo, realizou Programação Especial intitulada “Mulheres em Luta por Memória, Verdade e Justiça”, com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES) Brasil. O Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Professor Dr. Silvio Almeida fez a fala de abertura do evento, que também contou com uma roda de conversa com mulheres que fazem parte do acervo de história oral do museu e da exposição temporária Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política. Estas ativistas testemunharam suas jornadas contínuas de luta contra violações de direitos desde a Ditadura Civil-Militar (1964–1985) até os dias de hoje.  

A data marcou os quatro anos do Massacre de Paraisópolis, para lembrar que as lutas populares por justiça ainda se fazem necessárias, mesmo após o fim da Ditadura e para discutir quais medidas políticas e sociais podem ser tomadas para garantir os Direitos Humanos no Brasil, sobretudo na perspectiva das mulheres. 

Nesse contexto, o Ministro Silvio Almeida destacou iniciativas e ações da pasta ministerial para a preservação da memória política e a promoção dos Direitos Humanos.

A programação seguiu com um painel para apresentar diferentes perspectivas de mulheres sobre as repressões do Estado e o enfrentamento à impunidade a partir de suas vivências, incluindo Maria Cristina Quirino, que faz parte do Movimento de Familiares das Vítimas do Massacre em Paraisópolis, Neon Cunha, ativista independente pelos direitos das pessoas negras LGBTQIAP+, Eleonora Menicucci ex-prisioneira política e ex-Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e Ana Dias, integrante do Clube de Mães da Zona Sul, e que teve seu companheiro morto durante a Ditadura enquanto distribuía panfletos para convocar uma greve. 

O evento visou aproximar as pautas públicas acerca dos Direitos Humanos com a luta política histórica das mulheres e, dessa forma, estimular o pensamento crítico e ações que permitam a construção da equidade e dignidade para as mulheres na sociedade brasileira. 

Assista a Programação Especial Mulheres em Luta por Memória, Verdade e Justiça na íntegra

Ministro Silvio Almeida no Memorial da Resistência

Além da participação na Programação Especial, o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania visitou as exposições do museu, conhecendo a Memória preservada nas celas do Deops/SP e as histórias da exposição temporária Mulheres em Luta! Arquivos de memória política, além do Manto Tupinambá do projeto Manto em Movimento, que pousou no Memorial entre 29 de novembro e 2 de dezembro de 2023.

Governo do Estado de SP